Francisco Mayer, CEO da Keybusiness Audiovisuais, esteve á conversa com a revista Business. Fica a par da entrevista completa em baixo.
A Keybusiness Audiovisuais, empresa de soluções audiovisuais para eventos, celebrou em novembro 20 anos de existência.
“Comemorar os 20 anos da Keybusiness é uma oportunidade incrível para reconhecer o legado da empresa, celebrar as suas conquistas e reforçar o compromisso com o futuro”, refere Francisco Mayer, CEO da Keybusiness, em declarações à Event Point.
Um futuro para o qual a empresa tem várias expectativas. A começar por um crescimento saudável, ou seja, “expandir as operações com foco na inovação, garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua capacidade de se adaptar às mudanças de mercado”. E aqui também se encaixa a procura de “novos mercados ou segmentos”, a nível nacional e internacional, “para aumentar a base de clientes e diversificar as fontes de receita”.
Francisco Mayer fala ainda de digitalização e automação, no sentido da adoção das novas tecnologias “para melhorar processos internos, oferecendo soluções mais eficientes aos clientes e otimizando recursos”, e de reforçar o foco no cliente, intensificando “o compromisso com a experiência do cliente” e “personalizando serviços e produtos para atender às suas necessidades de maneira mais precisa”.
A concretização de parcerias estratégicas, estabelecendo “colaborações com outras empresas, startups ou instituições, para impulsionar a inovação e criar oportunidades de negócios”, e a atração, retenção e capacitação de talentos, “que possam liderar a empresa em direção à inovação e excelência operacional”, são também expectativas que a Keybusiness tem em relação ao futuro.
No fundo, a empresa de soluções audiovisuais para eventos quer “manter-se à frente da concorrência ao antecipar tendências do setor e adaptar rapidamente a estratégia empresarial às mudanças”.
Para assinalar as duas décadas de atividade, além de um almoço comemorativo com todos os colaboradores, que são “a história da empresa”, a Keybusiness apresenta um novo site e faz uma aposta na comunicação. “Estamos a criar uma campanha a nível digital para partilhar momentos marcantes da história da Keybusiness, mostrando o quanto a empresa cresceu e se adaptou ao longo dos anos”, conta Francisco Mayer.
Neste percurso, a Keybusiness realizou “centenas de eventos”. Destes, e na necessidade de distinguir alguns, o diretor da empresa começa por destacar o Vodafone Rally de Portugal, “uma parceria longa e de grande sucesso com o ACP, que confia na nossa marca”. O realce é feito quer ao nível do equipamento audiovisual instalado, quer pelos meios técnicos que foram necessários durante toda a prova, indica.
Outro evento que a Keybusiness destaca é o Rock in Rio, um evento de “prestígio” nacional e internacional, que é uma parceria desde a primeira edição. E são vários os serviços realizados, como a implementação de um canal interno com a distribuição de sinal por todo o recinto, a montagem dos monitores TVS e de ecrãs ledwall nos palcos, e todo o gerenciamento do sinal vídeo, explica Francisco Mayer.
No entender de Francisco Mayer, os principais desafios que atualmente se apresentam à indústria dos eventos “podem ser resumidos em três grandes pilares: inovação tecnológica, sustentabilidade e mudanças no comportamento do público”.
No capítulo da adaptação à tecnologia, Francisco Mayer refere que “a digitalização dos eventos, como a integração de plataformas híbridas e ferramentas de realidade aumentada ou virtual, trouxe novas possibilidades, mas também exige investimentos e um esforço contínuo para se manter atualizado”. Além disso, continua, “o uso de dados para personalizar experiências e medir resultados é cada vez mais essencial para atender às expectativas de participantes e patrocinadores”.
Sobre a sustentabilidade, Francisco Mayer adianta que “há uma pressão crescente por eventos que sejam ambientalmente responsáveis” e que isso inclui várias medidas, “desde a redução de resíduos até à escolha de fornecedores locais e de materiais recicláveis”. No entanto, lembra que “conciliar essas demandas com os custos operacionais é um grande desafio”.
Relativamente ao comportamento do público, o diretor da Keybusiness afirma que, “após a pandemia, o público valoriza mais a segurança, a flexibilidade e as experiências significativas”, e que “existe uma procura crescente por eventos mais personalizados, interativos e que ofereçam um retorno claro sobre o tempo e o dinheiro investidos”. Acrescenta que, “ao mesmo tempo, é preciso ser acessível, inclusivo e capaz de engajar”, quer presencialmente, quer em ambiente online.
“Vejo estes desafios como oportunidades de crescimento e inovação, e acredito que a chave está em buscar soluções criativas e colaborativas, envolvendo organizadores, fornecedores e o público, para que este esforço conjunto proporcione eventos e experiências impactantes e relevantes”, conclui Francisco Mayer.